Foi realizado, no último dia 7 de abril, o Seminário "Brand Protection - Protegendo, Desenvolvendo e Valorizando Marcas", promovido pelo Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (IBPI), patrocinado pela Cruzeiro/Newmarc Propriedade Intelectual e com o apoio da AMCHAM- Câmara Americana de Comércio de São Paulo.
O seminário, contou com a participação de um público diversificado - executivos, gerentes, coordenadores de marketing, gestores e administradores de marcas atuantes nas áreas jurídica e de marketing, mas com um interesse em comum: o desejo em aprofundar seus conhecimentos no desafiante mundo das marcas.
Newton Silveira (Cruzeiro/Newmarc Propriedade Intelectual), Ronald Carvalho (CHAN Consultoria), Manoel Müller (Müller Camacho), Jaime Troiano e Luis Eduardo P. de Carvalho (Brands & Values), renomados profissionais em marketing, gestão de marcas e negócios, propriedade intelectual, avaliação econômica de marcas e design, abordaram as melhores práticas e técnicas para a criação, desenvolvimento e proteção de marcas.
Eis a sinopse dos assuntos abordados pelos palestrantes
» Num mundo cada vez mais ágil e dinâmico, a Propriedade Intelectual deve ser tratada com seriedade por qualquer segmento de negócios. Dr. Newton Sivleira falou sobre as Criações (como o Direito do Autor), os Sinais Distintivos (como as Marcas e os Nomes Empresariais) e as Criações Industriais, como é o caso das Patentes, entre outros assuntos. Dr. Newton fez também uma breve análise da origem histórica da Propriedade Intelectual, da idade média aos dias atuais.
» Tecnologia, linguagem, sociedade e sexualidade são as grandes revoluções do mundo contemporâneo, na visão de Ronald Carvalho. Para Ronald, as marcas precisam buscar uma harmonia entre a imagem (que vem de seus consumidores), sua identidade (que é gerada pela empresa) e pelas mudanças, para ganhar espaço, sucesso e longevidade em um mundo em constantes transformações.
» Em sua palestra, "O Design como ferramenta de originalidade", Manoel Müller ressaltou que as empresas devem possuir uma visão gerencial do design, investindo muito mais em concepção e experimentação de novos produtos, marcas ou serviços antes de lança-los ao mercado. A importância da proteção de todo esse processo de criação foi um destaque de sua palestra, destacando também que 75% das empresas que investiram em design nos últimos dois anos aumentaram suas vendas.
» Você sabe qual o valor da sua marca e o quanto isso pode significar para o seu negócio? Segundo os consultores Jaime Troiano e Luis Eduardo P. de Carvalho, uma adequada e correta Avaliação Econômica de Marcas gera uma nova e real ferramenta de gestão para determinar o valor financeiro de uma marca, gerando vários benefícios, como incorporação do valor da marca ao seu patrimônio líquido, contribuição para a própria melhoria da gestão da empresa e abertura e desenvolvimento de novos negócios