Telefone: 55 11 3170-1122
Newsletter
Nome: Email:
Rico consome mais marcas próprias( Folha de S. Paulo)

As classes de maior poder aquisitivo são as que mais consomem produtos de marcas próprias, os "genéricos" de redes de varejo. Segundo estudo da AC Nielsen, em 48,5% dos lares são encontrados tais produtos. Já entre os níveis com menor renda, a presença não passa de 23,3%. 

 

Para o gerente de produtos da Nielsen, Adelson Ferreira, responsável pelo estudo, a proximidade dos consumidores mais ricos a esses produtos explica, em parte, o resultado. "A presença de marcas próprias é maior em grandes redes varejistas, que ficam nas regiões mais ricas. Nas regiões pobres ficam os pequenos mercados, que não têm uma grande oferta desses produtos." 

 

O amadurecimento desse mercado é outra explicação. Para ele, o preço mais baixo é hoje menos importante para a decisão de compra. De acordo com a pesquisa, 70% dos consumidores brasileiros acreditam que os produtos de marcas próprias têm ao menos a mesma qualidade daqueles das tradicionais. 

 

A quantidade de produtos oferecidos também cresce. Em 2002, eram 17.561 itens. Em 2005, esse número deve saltar para 39.077. A maior parte é de alimentos. Para ele, a predominância de supermercados no lançamento desses produtos explica a presença. "É nos alimentos que os supermercados têm maior tradição." 

 

Entretanto já começam a surgir produtos mais sofisticados. Ele cita redes que já possuem linhas próprias de eletrodomésticos. 

 

A pesquisa, que analisou o fenômeno também em outros países, aponta que o Brasil ainda está distante dos mercados desenvolvidos quanto à presença dessas marcas. No Brasil, em valor de mercado, esses produtos não passam de 5% do total. Já no Reino Unido, por exemplo, o valor chega a 38%. 

 

Para Ferreira, no entanto, o índice de aceitação dos brasileiros a essas mercadorias cria um cenário para a ampliação do setor. 



Cruzeiro NewMarc

Av. Paulista, 1499
1° andar - 01311-200
São Paulo, SP - Brazil
Phone: +55 11 3170-1122 |Fax: +55 11 3170-1120

Entrada Social Alameda Casa Branca, 35
Estacionamento Alameda Casa Branca, 41